CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

A cirurgia minimamente invasiva envolve diversas técnicas que podem ser utilizadas no tratamento de doenças as mais variadas. No total, existem mais de 10 tipos de procedimentos considerados minimamente invasivos que oferecem bons resultados, com comprovação em diversos países pelo mundo. No entanto, tem alguns procedimentos minimamente invasivos que ainda carecem de estudos que comprovem sua eficácia, e outros que são polêmicos, mas ainda assim realizados por alguns profissionais, mesmo que com resultados contestáveis.

Grande parte das hérnias de disco podem ser tratadas por alguma Cirurgia Minimamente Invasiva nos dias de hoje, mesmo aquelas que necessitam colocação de parafusos e hastes podem ter esse tipo de tratamento e com uma boa evolução em curto período. Nesses casos, o paciente recebe alta do hospital no dia seguinte da operação e pode retornar ao trabalho em poucos dias, assim como para a atividade física, a qual será fundamental para a manutenção da saúde da coluna.

Diversos tipos de fraturas, sejam em pacientes com osteoporose ou em pacientes vítimas de acidentes mais graves, podem ser submetidos a um tratamento chamado de Cifoplastia, que tem por objetivo restaurar a vértebra fraturada e eliminar a dor do paciente imediatamente após a cirurgia. Esse procedimento é muito seguro e como não há corte, o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia em que for operado.

As Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna estão indicadas em qualquer idade, mas percebemos que os pacientes mais idosos são os maiores beneficiados já que a cirurgia envolve perda mínima de sangue, com trauma muito menor para o paciente, o que resulta em uma recuperação rápida, mesmo naqueles pacientes que possuem outras doenças como pressão alta (hipertensão arterial), diabetes, doenças renais, entre outras.

Alguns pacientes que já foram operados, mas que ainda possuem dor ou outro problema relacionado a cirurgia, podem também ser submetidos a Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna, visando restaurar as alterações que ainda persistem ou que surgiram no decorrer do tempo. Por causarem menor lesão, a recuperação mesmo nesses pacientes, tende a ser rápida e com resultados muitas vezes surpreendentes para o próprio paciente, que em geral, convive com a dor por muito tempo.