Home / Tratamentos / Bloqueios e Rizot...

Tratamentos

Bloqueios e Rizotomias

Para casos de dores lombares e algumas cervicais e outras dores como quadril e joelho, e até mesmo para alguns casos de dor ciática (irradiada para o pé), é possível realizar procedimentos percutâneos em que se utilizam apenas agulhas, como os bloqueios e as rizotomias.

Nos bloqueios ou infiltrações realizamos apenas a injeção de medicamentos que causam alívio da dor. Nas rizotomias, realizamos a aplicação de radiofrequência, ou seja, há a liberação controlada de calor na ponta da agulha, a fim de que o paciente pare de ter dor originada naquele local indicado.

São procedimentos em que o paciente não precisa ficar internado, ou seja, é liberado para casa assim que acaba o procedimento ou a sedação.

1. Bloqueios ou infiltrações

a) Bloqueio facetário: é indicado para tratar dores de origem nas articulações das vértebras, seja lombares (muito mais frequentes em indicação) e também cervicais (casos selecionados).

b) Bloqueio de raízes ou subaracnoideo: indicado para tratamento de dor originada na compressão de algumas raiz nervosa. Ou mesmo de várias raízes ao mesmo tempo


 

2. Rizotomias

a) Rizotomia por radiofrequência de facetas: procedimento que permite alívio da dor lombar por muito mais tempo do que o bloqueio. Em geral no mínimo de 6 a 24 meses livre de dor.

b) Rizotomia por radiofrequência de nervo geniculado dos joelhos: tratamento de dor de joelhos.

c) Rizotomia por radiofrequência de quadril: tratamento de dor originada no quadril.